Empresa

Empresa


Apresentação da empresa

A Somacal foi fundada em 1990 com o objectivo de responder a grande procura no mercado das necessidades específicas de qualidade em regime de grande flexibilidade e competitividade. A Somacal foca a sua actividade em Duas áreas de negócio distintas:

  • A Metalomecânica onde desenvolve e produz soluções de armazenagem, transporte e processamento de produtos em Ferro, Chapa Metálica e com especial especialização na construção de equipamentos em aços especiais e em aço inoxidável.
  •  A Construção Civil onde desenvolve e implementa soluções de reabilitação de pequenas e medias infraestruturas e pequenas obras de raiz. Também é muito relevante a automação aplicada à gestão centralizada de edifícios no que concerne a manutenção dos mesmos.
  •  A Serralharia onde desenvolve e implementa soluções de reabilitação de pequenas e medias infraestruturas e pequenas obras de raiz. Também é muito relevante a automação aplicada à gestão centralizada de edifícios no que concerne a manutenção dos mesmos.


Historial da empresa

Fruto da necessidade de responder a grande procura no mercado das necessidades específicas de qualidade em regime de grande flexibilidade e competitividade, a Somacal foi fundada em 1990, em Maputo (Mafalala), por técnicos altamente qualificados e experientes na área do projecto, construção e montagem de equipamentos inoxidáveis para os diversos tipos de Indústrias.

Em 2013, a Somacal foi distinguida pela PME’s (Pequenas e Medias Empresas) com o estatuto de “100 Melhores PME de Moçambique”, realizado em Maputo.
Seguindo a linha de rigor que desde o início se impôs, em 2013 a Somacal obtém a Reconhecimento por mérito nos serviços de apoio social das comunidades necessitadas pelo município de Maputo, o apoio consistiu na oferta de duas motobombas para o Distrito municipal Ka-Maxaquene. Concluindo um processo de modernização iniciado em 2003instala-se um novo parque de Máquinas visando ganhos de qualidade e produtividade na área da fabricação de diversos tipos de material. Com intenção de oferecer ao mercado soluções mais integradas de uma forma organizada, credível e autónoma, a Somacal em final de 2012 cria a linha de Produção e Fabrico de Camas, Mesas em metal e ainda ao fornecimento de utensílios, colchões e roupas de cama ao Ministério de Defesa, dando origem à Divisão de Fornecimento de bens ao aparelho de estado Moçambicano.


Missão, Visão e Valores

A Somacal entende que o desenvolvimento da actividade a que se propôs só será cumprido se a empresa funcionar de uma forma estruturada e rigorosa, onde o conceito de qualidade se aplique a todos os sectores, num processo de melhoria contínua, duma forma segura e limpa, evitando causar impactos negativos na sociedade e no meio ambiente. Neste contexto, a Somacal adoptou as normas vigentes em Moçambique para o seu Sistema de Gestão da Qualidade e Sistema de Gestão Ambiental, pelas quais é certificada, como caminho para atingir os objectivos acima referidos, no sentido de garantir a qualidade e a competitividade dos seus produtos, assumindo em permanência as suas responsabilidades Sociais e Ambientais.
A Política da Qualidade e Ambiente adoptada pela Somacal é a seguinte:
  • Transparência
  • Compromisso
  • E também essa Política da Qualidade orienta-se em três vertentes: os clientes, os colaboradores e a comunidade.

Certificação da empresa

Alvará de construção

Alvará da Metalomecânica